Nesta terça-feira (6), a diretoria executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru (Sinserm) esteve em um dos imóveis que estão em reforma para receber unidades escolares da prefeitura de Bauru. O sindicato foi acionado após ocorrer um acidente envolvendo um dos trabalhadores da obra.
O imóvel em questão está localizado na rua Cussy Júnior, no centro da cidade, e foi desapropriado pela secretaria da Educação em 2021. Durante a diligência realizada pelo Sinserm, os servidores informaram que trabalhavam sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) até o ocorrido.
A vereadora Estela Almagro (PT) esteve no local na manhã desta terça e confirmou os relatos dos trabalhadores em notificação encaminhada ao sindicato.
O descaso do Poder Executivo para com a categoria não será tolerado. A falta de EPIs é criminosa e coloca em risco a saúde e a integridade física dos servidores. Ao chegar ao imóvel, a diretoria do Sinserm acionou o responsável pela obra e cobrou que sejam tomadas as providências para garantir os direitos laborais dos trabalhadores.
O sindicato oficiará a secretaria da Educação, pedindo cópia do contrato de trabalho com a empresa terceirizada que desempenha atividades no local, com detalhamento para a norma regulamentadora referente aos EPIs. Questionaremos o porquê destes equipamentos não terem sido disponibilizados anteriormente e levaremos a questão ao Ministério Público do Trabalho (MPT).