A prefeitura de Bauru publicou no Diário Oficial do Município deste sábado (1), uma autorização que amplia a margem de crédito e o pagamento de empréstimos consignados dos servidores públicos municipais. Com base na Lei 14.131/2021, a autorização estende os prazos de pagamentos de 96 para 120 meses em novos contratos ou renegociações. A margem, até então de 30%, pula para 35% do salário líquido dos servidores. As medidas valem até o fim de 2021.
A partir das inúmeras reivindicações apresentadas pela base, o Sinserm luta desde o início da pandemia para que a prefeitura compreendesse a importância de ampliar as possibilidades de crédito para os servidores. Com o agravamento da crise econômica e o aumento da inflação – que consome grande parte dos orçamentos familiares –, o Estado tem a obrigação de fazer sua parte para assegurar o mínimo de dignidade para a classe trabalhadora. Até porque, vale lembrar, mesmo ciente das dificuldades enfrentadas pelos servidores em plena pandemia, a prefeita Suéllen Rosim não concedeu reajuste salarial em 2021.
A liberação de crédito aos servidores não beneficia apenas a categoria, é uma decisão que afeta positivamente todo o município. Além de estimular a economia local através do consumo, a ampliação da margem e do prazo de pagamento dos empréstimos auxilia os servidores a honrarem com seus compromissos financeiros, diminuindo assim a inadimplência.
O sindicato está à disposição dos servidores para auxiliar com dúvidas a respeito de novos contratos e/ou renegociações a partir das novas regras. Entre em contato pelo WhatsApp (14) 99132-3034.