Notícias

DAE

DAE avança na pauta e atende reivindicações do Sinserm

Nesta sexta-feira (27) a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (Sinserm) se reuniu com o presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Marcos Saraiva, para discutir as demandas da autarquia, apontadas pelo sindicato em reunião realizada em novembro de 2022. Avançamos em relação ao que foi discutido no último encontro, com resultados positivos para os servidores e população do município.

O primeiro item da pauta dizia respeito aos trabalhos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Saraiva disse que a Comissão está em andamento e cada setor está indicando seus representantes para compô-la. A CIPA é uma Comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária e tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Um instrumento importante de preservação do bem-estar dos servidores em exercício.

A partir de solicitações feitas pelos trabalhadores, o sindicato apontou, em novembro, a necessidade de reparos urgentes na sede do DAE. O presidente informou nesta quarta que o prédio está em vias de ser reformado para adequa-lo aos padrões de acessibilidade e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Sobre as constantes queimas de bombas que prejudicam o fornecimento de água para a população, enfatizou que foram compradas 22 equipamentos novos para trocar as bombas mais antigas e aquelas que eventualmente apresentem defeitos.

A reclamação dos servidores sobre a deterioração do mobiliário dos locais de trabalho surtiu efeito. O processo de mapeamento dos móveis em más condições foi finalizado e iniciada licitação para compra de novos. A reposição de ferramentas também segue em continuidade – dos cinco lotes adquiridos, três deram certo. Saraiva disse que agora, no retorno do exercício pós recesso, o processo de licitação será retomado para finalizar as compras.

Uma das reclamações mais persistentes ao longo dos anos referia-se ao sucateamento da frota. Na reunião de hoje, o presidente informou que os 65 novos veículos adquiridos pelo Departamento chegarão em breve. Segundo ele, como trata-se de automóveis 0km, será possível realizar a manutenção preventiva através de revisões periódicas e desta forma manter a frota em pleno funcionamento.

Cobrado sobre a disponibilidade de Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs), os técnicos do DAE informaram a presidência que não há falta dos equipamentos.

Para finalizar, Marcos Saraiva ilustrou como funcionará o novo sistema de monitoramento das unidades do DAE. 330 câmeras farão a segurança de 80 pontos pela cidade, com técnicos exclusivos para cuidar do monitoramente e zelar pelo patrimônio público.

Compartilhe: