Nesta quinta-feira (31), a diretoria executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru (Sinserm) esteve na secretaria de Educação, para discutir demandas da educação infantil e alimentação escolar. As diretoras de departamento Cristiane Andreazza e Franly Craveiro receberam o Sinserm junto a diretora de divisão Andrea Caricati.
Ao longo dos últimos meses o sindicato tem recebido demandas específicas dos dois departamentos e tratando as questões em separado. Com o aumento do volume das solicitações, agendamos uma reunião ampliada para solucionar as pendências em definitivo.
Foram abordadas questões individuais de servidores da pasta, todas pontuadas caso a caso e encaminhadas para a solução. Além das situações particulares, o Sinserm questionou sobre os protocolos de saúde adotados em caso de surtos de doenças e/ou eventuais epidemias. Cristiane pontuou que os protocolos são indicados pela secretaria municipal de saúde, através da Vigilância Epidemiológica e acompanhados por um posto de saúde próximo a unidade escolar. Neste momento não há surtos ou epidemias nas escolas municipais.
O sindicato solicitou, mais uma vez, que seja estabelecido diálogo entre o município e o Estado no tocante as visitas às cozinhas das escolas estaduais que, por conta de convênio celebrado entre as partes, são administradas por servidores municipais.
A legislação prevê o livre acesso de sindicatos e associações em locais de trabalho onde estejam alocados trabalhadores representados por estes, no entanto uma falha de comunicação entre a secretaria municipal de Educação e a Diretoria de Ensino do Estado culminou no impedimento de acesso do Sinserm a uma das escolas estaduais de Bauru.
O departamento de alimentação escolar prontamente acatou a solicitação e se colocou a disposição da entidade.