Notícias

Emdurb

Emdurb entra em greve a partir de segunda-feira (18)

Na manhã desta quarta-feira (13), os funcionários da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) deliberaram por iniciar greve a partir da próxima segunda-feira (18). Em assembleia extraordinária realizada no pátio da Diretoria de Limpeza Pública (DLP), os mais 80 trabalhadores decidiram paralisar os serviços em protesto pelo reajuste do vale-compras.

Na última segunda-feira (11), os vereadores aprovaram o projeto do Executivo que prevê o reajuste para servidores da administração direta, Departamento de Água e Esgoto (DAE) e Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev). Segundo a administração, a Emdurb não fui incluída no texto porque não tem recursos suficientes para custear o reajuste. Na última sessão legislativa, entretanto, os parlamentares apresentaram sugestões para equilibrar o caixa da empresa e viabilizar o novo valor do vale-compras.

Uma reunião entre os representantes do Poder Executivo, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserm) e funcionários da Emdurb foi realizada na nesta terça-feira (12) para discutir o assunto. Na ocasião, o presidente da Emdurb, Everson Demarchi, propôs a majoração dos R$ 375 de aumento em quatro parcelas, pagas em janeiro e agosto de 2023 e 2024, caso a empresa alcance um equilíbrio financeiro até dezembro deste ano.

Como de costume, a prefeita Suéllen Rosim deu as costas aos trabalhadores e não compareceu ao encontro. A falta de diálogo e o autoritarismo são características marcantes desta gestão. Mesmo diante de uma situação tão importante quanto a alimentação das mais de 700 famílias que tiram seu sustento da Emdurb, a chefe do Executivo é incapaz de se sensibilizar. Suéllen demonstrou, mais uma vez, o desdém com que trata aqueles que trabalham dia-a-dia pelo município.

Na assembleia desta quarta-feira, os servidores rejeitaram a proposta por unanimidade. Isso significa que, caso a administração não faça outra propositura até o dia 18 de julho, todos os setores serão afetados com a redução de funcionários a partir da próxima segunda. O Sinserm apoia a mobilização incondicionalmente e estará ao lado dos servidores da Emdurb todos os dias, até que a prefeita apresente uma proposta razoável, que contemple estes valorosos trabalhadores.

Compartilhe: