Nesta quarta-feira (27), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserm) se reuniu com o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), Everson Demarchi, para falar sobre a questão envolvendo o vale-compras dos funcionários. Após a empresa que controla o cartão (Sindplus) não realizar repasses aos supermercados da cidade, os empreendimentos pararam de aceitá-lo como forma de pagamento, gerando grandes transtornos aos servidores. Na reunião desta quarta, Demarchi disse que o contrato com a prestadora foi rescindido e pontuou que a Emdurb corre para que os colaboradores da empresa não enfrentem problemas no próximo mês.
O Sinserm pontuou que, embora a origem do transtorno não estivesse na Emdurb ou na prefeitura, é de responsabilidade da empregadora garantir o acesso ao vale-compras àqueles que dependem do recurso. Cobramos que após a rescisão do contrato com a Sindplus, uma nova empresa seja contratada em período breve – de modo a assegurar que o episódio não se repita –, ou que outra solução seja apresentada.
Segundo o presidente, a Emdurb fechou contrato com a Verocheque, mesma empresa que fornece o vale para servidores da prefeitura. Ele afirma que a prestadora trabalha para que os novos cartões sejam entregues na próxima semana, a depender do processo de impressão dos mesmos. Demarchi lembra que a Emdurb precisou cumprir com os prazos contratuais entre ela e a Sindplus para então contratar uma nova intermediária.
O sindicato acompanhará a resolução do problema e caso não seja sanada a situação até a data prevista, judicializará o caso a fim de responsabilizar os envolvidos e reestabelecer o direito ao vale-compras às centenas de famílias que o utilizam. Num contexto em que o valor da cesta básica bate recordes históricos, um recurso tão básico quanto o alimento não pode faltar nas casas de quem trabalha legitimamente para obtê-lo.
Importante informar que, para os funcionários que ainda tem crédito no cartão Sindplus, terão 90 dias para zerar o saldo – contados da data de 22 de abril –, uma vez que o crédito não será transferido para o novo cartão.