Na manhã desta quinta-feira (21), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru (Sinserm) esteve no pátio da Diretoria de Limpeza Pública (DLP) para assegurar o cumprimento da liminar expedida pela Justiça na última terça-feira (19), que determina o percentual de 45% dos trabalhadores da Emdurb na ativa enquanto perdurar a greve. Das 15 equipes que trabalham no período da manhã, sete foram sorteadas para realizar a coleta de lixo. Entretanto, apenas seis caminhões possuíam condições de trabalho.
Em reunião com a direção da Emdurb nesta quarta-feira (20), os representantes da categoria assumiram o compromisso de colocar o contingente nas ruas e os trabalhadores também concordaram em atender a população que permaneceu ao lado deles durante todo o período de reivindicações. Ocorre que logo pela manhã desta quinta, as vistorias concluíram que não haviam caminhões suficientes para atender nem os 45% definidos pela Justiça.
Seis veículos apresentaram condições mínimas para sair às ruas, mas os sindicatos tiveram muita dificuldade para encontrar o sétimo caminhão. Três deles foram vistoriados: um estava com o para-brisa trincado, outro com o velocímetro quebrado e o terceiro com o estribo – plataforma onde os coletores se apoiam – solto.
O Sinserm reivindica que seja realizada a manutenção preventiva nos veículos de toda a administração pública, a fim de evitar acidentes e não comprometer os serviços prestados. Lutamos para garantir a segurança dos servidores e a eficiência da máquina pública. Hoje cumprimos nossa parte no acordo, mas nos questionamos: se a empresa não consegue atender nem 45% do serviço, que dirá 100%?