Notícias

Emdurb

Nenhum direito a menos! Funcionários da Emdurb não ficarão sem vale-compras

Nesta segunda-feira (04), estivemos na Diretoria de Limpeza Pública (DLP) da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), nos dois turnos – 6h e 18h –, após recebermos reclamações de que o vale-compras dos servidores não estava sendo aceito nos supermercados da cidade. Além dos trabalhadores da Emdurb, famílias em situação de vulnerabilidade social também tiveram dificuldades para utilizar o vale. Isso porque tanto os servidores da Emdurb quanto as famílias cadastradas na Secretaria de Bem-Estar Social fazem uso do mesmo cartão.

A prefeitura justificou que o problema estava com administradora do cartão, a Sindplus. Segundo a administração municipal, os pagamentos foram realizados à empresa e esta não teria repassado aos supermercados, que deixaram de aceitar o vale-compras até a regularização das pendências.

Tão logo tomamos conhecimento da situação, ao longo do fim de semana, comparecemos no primeiro horário no pátio da coleta para dialogar com os servidores e cobrar uma solução da Emdurb. O diretor da DLP e presidente interino da empresa, Coronel Serpa, disse que notificou a Sindplus, que tem um prazo de cinco dias para responder à Emdurb. A partir do quinto dia após a notificação, caso não haja resposta, a administradora tem 24 horas para resolver a questão. Ele afirmou ainda, que já está em curso um estudo para trocar a prestadora.

Esta é uma situação grave, que prejudica centenas de famílias e demanda máxima atenção da administração e da Emdurb. Acompanhamos de perto os encaminhamentos dados para resolução e cobraremos uma posição definitiva das partes. O servidor que trabalha todos os dias pela manutenção da limpeza na cidade não pode – e não ficará – sem um recurso tão básico quanto o alimento, principalmente no contexto atual, em que os preços do supermercado estão exorbitantes.

Na visita desta segunda, apontamos à Diretoria alguns dos problemas sistemáticos do setor. Um dos principais refere-se a frota de caminhões, que recorrentemente apresentam problemas e atrapalham o andamento dos trabalhos. Há muito tempo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserm) reivindica a compra de ferramentas e equipamentos adequados para reparos e melhorias nas condições de trabalho da oficina da coleta. Os caminhões precisam de manutenção preventiva constante, do contrário permaneceremos no estado de calamidade atual, onde até os carros mais novos da frota já estão sucateados – e claro, os riscos e a responsábilidade recaem sobre os trabalhadores.

Os funcionários também reclamaram sobre o número de profissionais por equipe. Segundo eles, o mínimo aceitável seria de quatro coletores por caminhão. Serpa se comprometeu a solucionar esta questão. O Sinserm vai acompanhar e cobrar para que esta resolução ocorra o mais breve possível! Já é hora dos servidores da Emdurb receberem a atenção que merecem. São eles que prestam alguns dos serviços mais essenciais da cidade, sem eles Bauru para. Chega de tanto descaso e instabilidade, gestão após gestão.

Estaremos na linha de frente junto aos trabalhadores para fiscalizar o cumprimento dos compromissos assumidos nesta semana e esperamos que a nova presidência tenha afinco para trabalhar de modo a solucionar os problemas que se arrastam pela Emdurb anos a fio.

Compartilhe: