Nesta segunda-feira (9), a nova Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (SINSERM) apresentou-se oficialmente aos vereadores durante o intervalo regimental da sessão ordinária da Câmara Municipal. A iniciativa marca mais um passo no processo de reconstrução do diálogo em defesa dos servidores públicos municipais e do interesse coletivo.
Durante a manifestação, os dirigentes do SINSERM destacaram a disposição da entidade em manter uma relação republicana com os representantes eleitos pela população. O sindicato ressaltou que decisões centrais para a vida dos munícipes e para a categoria passam, necessariamente, pelo Poder Legislativo, tornando imprescindível uma relação democrática, respeitosa e institucional, sobretudo diante da pluralidade de ideias e pontos de vista políticos. O interesse público foi apontado como eixo central dessa relação.
O presidente da Câmara, Marcos de Souza, que acolheu o pedido do sindicato para a apresentação formal da nova diretoria, reafirmou que o Legislativo está e permanecerá à disposição do SINSERM para o diálogo e para a construção conjunta de pautas de interesse dos servidores e da população.
Durante a sessão, o vereador Junior Rodrigues mencionou a recente reunião do sindicato com a prefeita Suéllen Rosim e questionou se houve avanço em relação ao reajuste salarial do funcionalismo. Em resposta, a diretora Raquel Cuesta esclareceu que o encontro com a chefe do Executivo foi positivo, porém teve caráter institucional e de apresentação da nova diretoria, nos mesmos moldes do diálogo estabelecido com os vereadores.
Ficou registrado o compromisso da Administração Municipal em aguardar a realização da assembleia da campanha salarial e o protocolo da proposta construída pelos servidores para, então, encaminhar o Projeto de Lei de reajuste à Câmara.
Todos os demais parlamentares que utilizaram a palavra deram as boas vindas aos novos dirigentes da entidade e celebraram o diálogo como instrumento imprescindível na construção de políticas públicas efetivas para os servidores.
O SINSERM avalia de forma positiva a recepção no Legislativo e celebra a retomada plena de seu papel constitucional de representar os trabalhadores por meio do diálogo institucional. O sindicato ressalta, de todo modo, que respeito não pode ser confundido com subserviência e reafirma a convicção de que relações pautadas pelo respeito entre as instituições são fundamentais para a construção de avanços concretos e conquistas duradouras em favor dos servidores públicos municipais de Bauru.