Nesta quarta-feira (10), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserm) se reuniu com o secretário municipal de obras, Leandro Dias Joaquim, para tratar de questões pertinentes a pasta. Foram abordados assuntos como a aquisição e distribuição de uniformes, insalubridade, mudança de locais e falta de pessoal.
Servidores da secretaria de obras procuraram o sindicato para denunciar que, recentemente, a pasta realizou a distribuição de novos conjuntos de uniformes e que apenas os trabalhadores contratados mais recentemente receberam os itens. Embora a utilização dos mesmos seja obrigatória e o fornecimento de responsabilidade da administração, verificamos que a denúncia procede.
Na reunião desta quarta, o secretário informou que a pasta enfrentou problemas de ordem burocrática e financeira para licitar os uniformes, o que resultou em aquisição insuficiente para atender todos os servidores. Joaquim pontuou que inicialmente foram priorizados os trabalhadores que não possuíam os conjuntos, uma vez que aqueles contratados há mais tempo receberam os uniformes em 2017.
A diretoria do Sinserm argumentou que os uniformes são itens básicos do dia-a-dia dos servidores e fazem parte, inclusive, dos protocolos de saúde e segurança do trabalho. O secretário se comprometeu a abrir nova licitação para a compra de novos kits a fim de atender a todos. O sindicato acompanhará os prazos, a composição dos kits e a distribuição dos mesmos, de modo que todo o efetivo seja contemplado.
Além da questão dos uniformes, abordamos também a insalubridade para setores como drenagem, terraplanagem e serralheria, além da mudança de prédio da serralheria, que demanda com urgência de um local mais adequado. Apontamos a necessidade de complementação do quadro de funcionários que atualmente está defasado. O secretário esclareceu que alguns ajudantes gerais estão sendo chamados, mas reconheceu que há necessidade de mais servidores.
O Sinserm solicitará nova reunião com o secretário de obras, Leandro Dias Joaquim, para averiguar o cumprimento dos compromissos assumidos nesta quarta-feira e fiscalizará a implementação das medidas anunciadas pelo titular da pasta.