Notícias

Educação

Prefeito de Cabrália Paulista diz não ter recursos para revisar piso salarial de professores

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (Sinserm) esteve em Cabrália Paulista nesta segunda-feira (21) e participou de uma reunião com o prefeito, Odemil Ortiz de Camargo, para discutir a implementação do piso salarial nacional dos profissionais do magistério no município.


Os professores procuraram o Sinserm em agosto deste ano para obter auxílio nas tratativas com o Executivo, relataram dificuldade em estabelecer diálogo com mandatário e a frustração coletiva com o entrave. Embora o novo piso – de R$ 3.845,63 – tenha sido regulamentado pelo governo federal no início de 2022, a administração municipal não fez qualquer reajuste até o momento.


Na ocasião, o sindicato oficiou a prefeitura de Cabrália Paulista para obter informações sobre o processo de revisão do piso e solicitamos uma reunião presencial com o prefeito. Sem nenhuma resposta, fomos até sede do Poder Executivo na última sexta-feira (18) cobrar um posicionamento.


Odemil Ortiz se recusou a assinar o protocolo de agendamento da reunião desta segunda e ao encontrar os diretores do sindicato, num segundo momento, em visita aos locais de trabalho, tentou impedir que os sindicalistas conversassem com os servidores – uma prerrogativa daqueles que exercem o mandato sindical. De todo modo, as visitas foram realizadas e no encontro de hoje, a diretoria e o jurídico do Sinserm reafirmaram que as conversas com os trabalhadores devem ser intensificadas.


Nesta segunda-feira Odemil alegou que a prefeitura não dispõe de recursos financeiros suficientes para conceder o piso salarial aos professores do município e disse que só fará a revisão mediante decisão judicial.


Diante do exposto, o Sinserm se reunirá com os professores para tirar novos encaminhamentos e recorrerá à ação judicial se assim for a vontade dos trabalhadores.

Compartilhe: