Os profissionais de enfermagem paralisaram suas atividades em todo o Brasil, em protesto pela implementação do piso salarial nacional da categoria. Em Bauru, os mais de 200 trabalhadores que aderiram à ao movimento se reuniram em frente ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserm) por volta das 9h.
Após falas iniciais, os profissionais caminharam até a secretaria de saúde com faixas e cartazes, ecoando palavras de ordem em defesa do piso. Em seguida os manifestantes ocuparam a avenida Duque de Caxias, por onde caminharam até a sede da prefeitura. A categoria esperava ser recebida pela prefeita Suéllen Rosim (PSD), mas a chefe do Executivo não recebeu o grupo.
O chefe de gabinete da prefeitura, no entanto, falou aos servidores. Ele assumiu o compromisso de agendar uma reunião entre a prefeita, os profissionais e o Sinserm. O sindicato oficiará o gabinete para tal.
A paralisação desta quinta foi mobilizada pelo Sinserm e SindSaúde e recebeu apoio dos vereadores Estela Almagro (PT) e Lokadora (PP). Os parlamentares discursaram a favor do piso e acompanharam toda a manifestação.
O Sinserm reivindica que o piso seja implementado imediatamente em Bauru, uma vez que a administração municipal possui recursos suficientes. Os profissionais da enfermagem são imprescindíveis para o bem-estar e cuidado da saúde de toda a população. Exigimos, portanto, respeito e valorização.
Não há saúde sem enfermagem. Piso já!