A comissão de profissionais da enfermagem e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (Sinserm) reuniram-se nesta quarta-feira (12) com representantes do Poder Executivo, para discutir a implementação do novo piso salarial da categoria.
Além dos profissionais e a diretoria do sindicato, participaram os secretários de Administração, Cristiano Zamboni; Finanças, Everton Basílio, e Saúde, Giulia Puttomatti. A prefeita Suéllen Rosim não compareceu à reunião, contrariando o compromisso assumido pelo chefe de gabinete da prefeitura, Rafael Lima Fernandes, no dia 29 de junho – quando os trabalhadores promoveram uma manifestação pela adoção do piso nacional em Bauru.
Nesta quarta-feira os secretários condicionaram o pagamento ao recebimento dos recursos destinados pelo governo federal. A secretária de Saúde, Giulia Puttomatti foi enfática ao dizer que o município aguarda a conclusão dos ritos legais e afirmou que tão logo a administração municipal receba os recursos, o piso será implementado.
O representante jurídico do Sinserm, José Francisco Martins, argumentou que Borebi – município com receita menor do que Bauru – já paga o novo piso nacional. Ele avançou no debate e pontuou que bastaria vontade política para viabilizar o pagamento. Os secretários insistiram na necessidade dos pareceres jurídicos para que não ocorram erros durante o processo.
Após explanações das partes, o secretário de Administração, Cristiano Zamboni, assumiu o compromisso de agendar uma nova reunião para as próximas semanas, quando há expectativa de que os imbróglios do cenário nacional já tenham sido solucionados e, deste modo, seja possível avançar nas negociações a nível municipal.