Notícias

Semma

Semma: Sinserm leva pautas ao secretário, Levi Momesso, nesta quinta-feira (14)

Na manhã desta quinta-feira (14), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserm), se reuniu com o secretário do meio-ambiente, Levi Momesso, para tratar pautas relativas à pasta, observadas pelo sindicato e pela categoria.

Dentre as questões trazidas pelos servidores ao Sinserm, a principal delas se refere à sobrecarga de trabalho e a dificuldade de montar as escalas conciliando folgas e efetivo suficiente para atender as demandas do Parque Zoológico Municipal.

Atualmente o Zoo tem um déficit de 17 funcionários. A ausência destes profissionais acaba sobrecarregando aqueles lotados no parque e atrapalha o funcionamento do local. Questionamos se a secretaria já solicitou a reposição destes servidores e quais são as medidas que a administração estuda para solucionar o problema.

Momesso alega que a solicitação já foi apresentada à prefeita Suéllen Rosim e afirma que o quadro deve ser preenchido via concurso público, em fase de edital. O secretário observa que a contratação de servidores foi impedida pela Lei Complementar (LC) 173, do governo federal, que congelou os gastos públicos ao longo da pandemia de Covid-19. Segundo ele, com o fim da LC, a situação deve ser normalizada.

Pontuamos que, para garantir a isonomia entre os funcionários, devem ser adotados critérios claros para a concessão de folgas, horas extras e demais direitos dos servidores. A máquina pública só funciona bem, quando todas as engrenagens cumprem seu papel de maneira equilibrada, sem sobrecargas ou privilégios.

Levi disse, ainda, que apresentou uma proposta à prefeita para fechar o parque às segundas-feiras – dia de menor movimentação no Zoo –, para equalizar as escalas, garantir acesso às folgas e realizar manutenções no complexo.

Compartilhe: