Notícias

Funprev

Servidores fazem paralisação histórica contra a reforma da previdência em Bauru

Nesta quarta-feira (31), os servidores públicos mobilizaram-se fortemente contra a aplicação da reforma da previdência a nível municipal. Milhares de pessoas paralisaram suas atividades ao longo do dia, reuniram-se em frente a prefeitura no ato das 16h e caminharam em até a Câmara Municipal para a Audiência Pública que teve início às 18h, por iniciativa da vereadora Estela Almagro (PT). Todos unidos para dizer não a destruição da aposentadoria dos que trabalham diariamente pelo município.

Uma mobilização histórica, com ampla adesão da categoria, que teme por ser afetada pela desastrosa reforma que já atinge os trabalhadores do regime geral da previdência social desde 2019. Foram dias de muito trabalho para construir o movimento e garantir a adesão de todas as categorias do funcionalismo público. Apesar de todas as mentiras espalhadas ao longo da semana e a tentativa desesperada da prefeita Suéllen Rosim para desmobilizar os servidores na noite desta terça-feira (30), saímos vitoriosos.

A paralisação foi a última instância de reivindicação encontrada pelos servidores para chamar a atenção da administração municipal após inúmeras tentativas de estabelecer diálogo com a mesma. Durante meses a categoria tentou dialogar com a chefe do Executivo através de reuniões e mais de cinco Audiências Públicas promovidas pelo Poder Legislativo. A prefeita se negou a participar de todas as ocasiões.

Nesta quarta, mais de mil servidores de todas as secretarias uniram-se em uma só voz para dar um basta na forma desrespeitosa com que vêm sendo tratados. A mandatária compareceu ao ato, mas limitou-se a repetir a narrativa que utiliza em suas redes sociais. Além de Suéllen, a vereadora Estela Almagro também esteve na manifestação e discursou de maneira contundente a favor dos servidores.

Após concentração e falas em frente à sede do Executivo, os trabalhadores caminharam pelo centro da cidade até a Câmara, onde organizaram-se para acompanhar a Audiência Pública sobre o futuro do sistema previdenciário municipal. A Audiência foi presidida pela vereadora Estela e contou com representantes da administração, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserm), funcionários da Funprev e muitos servidores.

A Audiência foi cheia de registros técnicos, políticos e emocionados. Utilizaram a palavra todas as partes representadas e como encaminhamento final a presidente da mesa pontuou que é imprescindível a realização de uma reunião entre a prefeita Suéllen Rosim, vereadores, sindicato e representantes da Funprev. Além da reunião, Estela relembrou que uma nova Audiência Pública sobre o assunto será promovida em setembro deste ano.

Fica claro que os trabalhadores unidos têm força para mudar o seu futuro. Este dia 31 de agosto fica marcado para a história como um levante dos servidores. Uma manifestação genuinamente organizada por servidores, para servidores. Apartidária e democrática. Aberta a todos. Ao contrário do que a prefeita tentou insinuar em rede social, nenhum candidato ou político usou a palavra para se promover, mas todos os CIDADÃOS tiveram voz, inclusive ela. Exigimos respeito e buscamos o diálogo, sempre. Esperamos que diante de tamanha mobilização, a administração se convença, finalmente, que é importante incluir a base nos debates e desista de sua postura autoritária.

Compartilhe: