Notícias

Administração

Sinserm acompanha agentes administrativos em reunião com a prefeita Suéllen Rosim

Nesta terça-feira (12), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserm) esteve em reunião com a administração municipal e um grupo de agentes administrativos. Participaram os servidores Gabriel Placce, Ilaine Nocolino e Wilson Roberto Mantovani, a diretoria do Sinserm, a prefeita Suéllen Rosim e os secretários de administração, Donizete dos Santos, e o presidente da Emdurb, Everson Demarchi.

A categoria reivindica a equiparação salarial entre os agentes e técnicos administrativos, uma vez que, na maioria dos casos, desempenham as mesmas funções. A busca pela isonomia se estende há mais de seis anos, e atravessou as gestões de Rodrigo Agostinho, Clodoaldo Gazzetta, caindo no colo da atual prefeita.

No encontro desta terça, pontuamos que vários estudos de impacto orçamentário já foram realizados e até um parecer do Conselho Interno de Políticas de Administração e Remuneração (Cipar), reconheceu o que os profissionais de fato desempenham as mesmas funções. O jurídico da prefeitura também se manifestou pela legalidade da reivindicação.

Um Projeto de Lei (PL) chegou a ser enviado à Câmara Municipal, mas diante da Lei Complementar (LC) 173, do governo federal - que congelou os gastos públicos durante a pandemia de Covid-19 -, foi retirado da pauta. Agora, o projeto está parado no jurídico.

A prefeita Suéllen Rosim reconhece o problema, mas alega que depende da consultoria que pretende contratar para rever os salários de todo o funcionalismo público da cidade. Até lá, Rosim afirma que não pode atender a reivindicação dos agentes.

O Sinserm solicitou um posicionamento do jurídico para tomar conhecimento do processo e a partir de então traçar uma estratégia junto à categoria. Estimamos que atualmente a administração tenha cerca de 380 agentes administrativos em toda sua estrutura, empenhados em dar suporte à quase todas as secretarias. São profissionais imprescindíveis para o funcionamento do serviço público e tal qual a importância de suas funções, deve ser o reconhecimento e a valorização dos mesmos.

Aguardaremos o prazo de 10 dias para a devolutiva jurídica e nos mobilizaremos em direção ao pleito legítimo dos agentes administrativos. Reiteramos ainda, que o Sinserm advoga de maneira intransigente pela valorização de todos os funcionários públicos municipais. Diante das previsões superavitárias do orçamento da prefeitura para os próximos anos, reivindicamos, em todas as oportunidades, que os salários dos servidores sejam reajustados de maneira digna.

Compartilhe: