Em visita realizada nesta segunda-feira (17) a Regional Administrativa Vila Independência, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru (Sinserm) observou a presença de galões de combustíveis alojados de maneira inadequada, oferecendo iminente risco a integridade física dos trabalhadores lotados no local. Uma situação inaceitável, que propicia acidentes de grandes proporções, devido ao armazenamento incorreto dos produtos inflamáveis.
Além da presença irregular dos galões de combustíveis – dispostos a poucos metros dos servidores que desempenham atividades administrativas –, constatamos também que os sanitários estão instalados praticamente no mesmo ambiente em que os funcionários trabalham e se alimentam – já que o prédio não conta com refeitório apropriado –, o que certamente impõe a eles o convívio constante com odores desagradáveis.
Para piorar a conjuntura, um dos servidores é pessoa com deficiência (PCD) e utiliza cadeira de rodas, expondo-se a maior risco em caso de acidentes devido a dificuldades de locomoção.
Requeremos, portanto, via ofício (e-processo n.º 93417/24), a cópia do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o percentual de insalubridade que se observa a cada trabalhador lotado na unidade, bem como a imediata retirada dos galões de combustíveis e o armazenamento dos mesmos conforme a Norma Regulamentadora (NR) 20 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Solicitamos, ainda, que a secretaria apresente um plano de melhorias para os sanitários, de modo a conferir maior nível de salubridade ao ambiente de trabalho.