Nesta sexta-feira (12), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru (Sinserm) acompanhou a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Estela Almagro (PT), em diligências nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da Vila São Paulo e Ferradura Mirim.
Foram verificadas a situação dos prédios, bem como as condições de trabalho dos servidores e os desafios enfrentados no atendimento aos usuários. Além das questões inerentes ao funcionamento das unidades, a parlamentar solicitou relatórios que espelham a realidade da comunidade atendida.
O Sinserm denunciou, no mês passado, a escassez de insumos e as limitações estruturais enfrentadas pelos CRAS. A maioria dos Centros está situada em imóveis inadequados, que por falta de espaço ou outras adversidades, impedem o acolhimento apropriado da população. O mapeamento resultou em uma reunião com a secretária de bem-estar social, Ana Sales, que admitiu os problemas e se comprometeu a corrigí-los.
Nas diligências desta sexta-feira, o quadro de fome no município se mostrou alarmante. Os servidores relataram os esforços empenhados para amenizar a questão, mas a contraposição entre oferta e demanda é assustadora. Eles também citaram a violência como outro grande desafio.