O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (Sinserm) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), realizaram nesta quinta-feira (24), a primeira reunião sobre o acordo coletivo entre a categoria e a empresa. O acordo contempla todos os todos os empregados da Emdurb, além das cláusulas específicas para os setores da coleta de lixo, capinação, varrição, necrópoles e funerária, terminal rodoviário, pesquisa de dados e fiscalização da gerência de transporte coletivo, setor de fiscalização de trânsito e estacionamento rotativo, vigilância patrimonial, oficina de manutenção mecânica e setor de implantação e manutenção semafórica.
Considerando o longo período em que os funcionários da Emdurb estão sem o acordo coletivo e, levando em conta a reposição de perdas salariais, o Sinserm reivindica, através das cláusulas econômicas, 15% de reajuste salarial, sendo a reposição inflacionária de 10,06% referente ao acumulado da inflação no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2021, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e 4,94% considerando o aumento significativo do custo de vida dos trabalhadores.
A fim de garantir a aquisição de alimentos segundo as necessidades dos funcionários e de seus familiares de forma digna, solicitamos o reajuste do vale-compras mensal para R$750,00, também retroativo a janeiro de 2022. Pedimos ainda, a concessão aos empregados da empresa – igualmente retroativo a janeiro de 2022 –, um abono pecuniário no valor de R$500,00, nos moldes que é pago aos servidores da administração direta.
Além destas, mais de 20 cláusulas sociais e sindicais foram apresentadas à Emdurb, em consideração às necessidades específicas de cada setor.
O presidente da empresa, Luiz Carlos Valle, informou que na última quarta-feira (23), em consonância com as orientações da prefeita Suéllen Rosim, assinou um ato-normativo, regulamentando os mesmos reajustes concedidos aos servidores da administração direta pelo Poder Executivo.
Portanto, fica estabelecido, por ora, aos funcionários da Emdurb, o reajuste salarial de 10,06% e a correção de 25% para o vale-compras. De todo modo, considerando as demais cláusulas do acordo, Valle e os diretores da empresa elaboraram um documento de contra-proposta àquelas apresentadas pelo sindicato. O presidente disse estar aberto ao diálogo com a categoria e, após minuciosa análise do documento pela diretoria do Sinserm, uma nova reunião será realizada entre as partes, dando continuidade às negociações do acordo coletivo.