Nesta terça-feira (14), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserm) se reuniu com o novo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) para discutir o acordo coletivo de trabalho para os anos de 2022 a 2024. Além da diretoria do sindicato e o presidente da empresa, participaram também os diretor Administrativo e Financeiro, Fábio Vieira, e de Limpeza Pública, Fabiano de Almeida Serpa.
No começo do ano, o Sinserm iniciou as tratativas sobre o acordo com o então presidente Luiz Carlos da Costa Valle. Com a saída de vale, o sindicato solicitou uma nova reunião com o novo empossado, para apresentar as reivindicações da categoria. Ele apresentou a atual situação da Emdurb e os desafios financeiros que a empresa enfrenta, bem como os estudos que estão sendo realizados para sanar os problemas.
Além das cláusulas financeiras e sociais, reivindicamos, sobretudo, condições de trabalho dignas, como a manutenção preventiva dos caminhões da coleta de lixo e o mínimo de quatro coletores por equipe. Serpa explicou que um novo formato de trabalho está sendo desenhado pelo departamento, a fim de otimizar a coleta, amenizar a sobrecarga para os trabalhadores e permitir que haja tempo hábil para realizar a manutenção dos carros.
Este formato, segundo ele, está em vias de finalização. Tão logo seja aprovado pela Administração, o novo formato deve ser divulgado através dos canais da prefeitura, da Emdurb e pela imprensa.
O presidente assumiu o compromisso de analisar a minuta apresentada pelo Sinserm e promover uma nova reunião dentro de 15 dias para responder às cláusulas do documento.