Nesta segunda-feira (13), o sindicato participou de reunião com a secretaria de Educação, a convite do mandato da vereadora Estela Almagro.
O encontro foi marcado na última sexta (10), após reunião da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Municipal, que discutiu o orçamento da pasta, a aquisição de novos imóveis e o pagamento do abono aos servidores da Educação. Além do Sinserm, participaram na ocasião, representantes do Conselho Municipal de Educação e os secretários Everton Basílio, de Finanças, e Maria do Carmo Kobayashi, de Educação.
Estela considerou as informações dadas pelo Executivo insuficientes e solicitou uma nova reunião à Kobayashi. A parlamentar inquiriu sobre a aquisição de novos imóveis e o planos da secretaria para cada um deles.
A secretária confirmou que o prédio especulado para compra, próximo ao Terminal Rodoviário – avaliado em R$ 4,5 milhões –, deve receber a sede da pasta temporariamente e o imóvel da Vila Nova Cidade Universitária – avaliado em R$ 5 milhões –, deve servir de retaguarda para receber estudantes e servidores durante reformas nas unidades escolares.
Indagada sobre a possibilidade mais prédios serem adquirido, Kobayashi afirmou que há, em tudo, a aquisição de mais dois imóveis além dos anunciados – um para intenção de comprar um espaço para alocar a frota da Educação e outro que funcionará como almoxarifado.
Questionamos ainda, a compra de produtos que não foram solicitados pelas escolas e acabam subutilizados ou transferidos para outras secretarias – ainda que tenham sido pagos com recursos da Educação.
Este é um problema grave, uma vez que estes equipamentos – que, em alguns casos não têm indicação pedagógica ou são encaminhados em quantidades exageradas –, consomem parte de um orçamento que poderia ser melhor aproveitado. Não são poucos os problemas e desafios enfrentados pela rede municipal de ensino, portanto é imprescindível utilizar dos recursos com responsabilidade e planejamento.
Kobayashi justificou que, a maior parte destes produtos foram adquiridos pela gestão anterior.
A vereadora Estela informou que solicitará os documentos relativos às compras para que sejam conferidos os processos.