Notícias

Saúde

Sinserm e secretaria de saúde discutem o pagamento da insalubridade e a renovação da frota de ambulâncias

Nesta terça-feira (7), o sindicato se reuniu com o secretário municipal de saúde, Orlando Costas Dias, e demais funcionários da pasta, para discutir o pagamento da insalubridade para servidores que trabalharam na contenção da pandemia de Covid-19 e a renovação da frota de ambulâncias.

A insalubridade, estabelecida no teto máximo de 40%, começou a ser paga no início da pandemia apenas para para médicos e enfermeiros. O adicional foi estendido para todos funcionários que trabalharam em ambientes com potencial risco de contaminação por Covid-19, mas grande parte dos servidores não ainda não receberam.

O Sinserm reivindica o pagamento da insalubridade paga à apenas alguns servidores, desde o início da pandemia, para todos aqueles que foram expostos ao risco de contaminação. De modo retroativo, inclusive.

O secretário solicitou que o sindicato envie uma lista com os nomes dos profissionais que tiveram o pagamento do adicional indeferido ou que, por alguma razão, ainda não tenha recebido os valores. Ele pontua ainda, que todos estes podem também, de maneira individual, entrar com recurso junto ao SESMT e solicitar uma reavaliação de seu caso.

Enviaremos, à secretaria de saúde, uma listagem com o nome de todos que não receberam a insalubridade. Se for o seu caso, entre em contato conosco para ser adicionado à lista. Nesta quinta-feira (9), participaremos de nova reunião, no SESMT, para tratar da questão.

Sobre a frota de ambulâncias, Costa Dias disse que devem ser adquiridos sete veículos novos com a verba do município e que aguarda repasse do governo estadual para fazer a aquisição de outros. A secretaria deve contratar um profissional para fazer pequenos reparos para agilizar os consertos e enxugar gastos desta natureza.

A administração deve ainda fazer um leilão das antigas viaturas para levantar recursos e aposentar os veículos mais antigos. As Kombis serão trocadas por Vans.

Se você é servidor da saúde e trabalhou exposto à Covid-19 ao longo da pandemia, preencha seus dados no formulário abaixo:

https://forms.gle/V9o4E5wpiHNRdq2e6

Compartilhe: