O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru (Sinserm) e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Maria se reuniram nesta quinta-feira (1) com o secretário de educação, Nilson Guirardello, para apresentar demandas da unidade.
A escola foi reinaugurada recentemente após ter ficado cerca de 10 anos em reforma. A aparência de 'nova', no entanto, esconde inúmeros problemas. O Sinserm tem acompanhado a situação e chegou a denunciar em seus canais de comunicação a precariedade enfrentada pelos servidores.
Não há profissionais para atender toda a demanda da escola, não há acessibilidade e a escola tem um problema crônico com a presença de pombos que vivem na edificação. Eles causam sujeira de maneira intensa e constante, ameaçando a saúde de toda a comunidade escolar. Os excrementos caem, inclusive, dentro dos bebedouros... As serventes são as mais atingidas, já que elas retiram as fezes dos animais todos os dias. A chuva também é um grande problema. Além da escola não possuir proteção contra a água, também não possui escoamento suficiente... O resultado é o prédio alagado e escorradio, sem condições de uso adequado.
Estes e outros pontos foram discutidos na reunião, onde o secretário e a equipe de gestão solicitaram que seja elaborado um memorando com todas as solicitações dos servidores e o mesmo encaminhado à secretaria para que então as correções sejam feitas.
O sinserm vai acompanhar a elaboração e encaminhamento do memorando, bem como a resolução dos problemas da escola.