Notícias

Notícias

Sinserm e vereadora Estela Almagro convocam sindicatos para discutir assédio moral no local de trabalho

Na última sexta-feira (6), por iniciativa da vereadora Estela Almagro e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região, representantes de inúmeras entidades sindicais se reuniram na sede do Sinserm para discutir o assédio moral nos locais de trabalho.

Observamos uma onda crescente nos casos de assédio moral em todas as esferas do serviço público e na iniciativa privada, bem como o número de afastamentos decorrentes do assédio. Depressão, ansiedade e síndrome do pânico são algumas das doenças que acometem os trabalhadores vítimas de comportamentos abusivos por parte de colegas de trabalho.

O assédio pode ser vertical – quando praticado por gestores para com colaboradores que estão abaixo destes na hierarquia profissional –, ou horizontal – quando praticado entre colaborades que ocupam cargos da mesma linha hierárquica. Em todos os casos, os efeitos colaterais são destrutivos. O assédio moral corrói a saúde psicológica dos trabalhadores e compromete a produtividade das instituições públicas e privadas.

No caso das mulheres, o problema é ainda pior, ja que o assédio moral surge, em grande parte, após o assédio sexual. Essa realidade precisa mudar.

Deliberamos, no encontro de sexta, a construção de um seminário representativo, com a presença de sindicatos, especialistas e entidades ligadas ao mundo do trabalho. Aprofundar o debate e buscar soluções para o problema é imperativo e urgente. Trata-se de uma questão histórica, sistêmica e que precisa de uma solução definitiva.

Compartilhe: