Na última quinta-feira (5), o Sindicato dos Servidores Públicos de Bauru e Região (Sinserm) entregou a minuta de acordo coletivo para o presidente da Emdurb, Luis Carlos Valle, referente aos anos de 2021 a 2023. O documento prevê reajustes de salário, benefícios e gratificações no referido período para
todas as categorias de trabalho vinculadas à empresa. Além do presidente da Emdurb, estiverem presentes o diretor financeiro Jair Vela, advogados da empresa e diretores do sindicato.
REAJUSTE SALARIAL
Entre março de 2021 e fevereiro de 2022, deverá ser concedida reposição inflacionária de 4,56%; em janeiro de 2022, 4,31% e o reajuste referente a marco de 2022 a fevereiro 2023 será negociado entre a Emdurb e o sindicato, considerando a data base estabelecida em 1° de março de 2022.
VALE COMPRA
Fica reajustado o valor do vale compra mensal para R$ 750,00 referente ao período de março de 2021 a fevereiro de 2022, aplicável a partir do dia 1° de março de 2021 - com pagamento das diferenças retroativas a esta data.
VALE REFEIÇÃO
Será concedido a todos os funcionários da Emdurb o valor de R$ 540,00 referente ao vale refeição.
PAGAMENTO DOS VENCIMENTOS
A Emdurb deverá efetuar o pagamento dos salários dos trabalhadores impreterivelmente até o último dia do mês trabalhado, mantendo os vencimentos em dias.
CAFÉ DA MANHÃ
A empresa fornecerá diariamente café da manhã composto por pão, manteiga, leite, achocolatado e café, gratuitamente, para todos os empregados.
Além destas cláusulas, com as principais reivindicações dos servidores, a minuta contempla também: adicional de quebra de caixa; gratificação de permanência; bônus natalino; jornada de trabalho, entre outras questões. O projeto de autarquização da empresa também foi discutido.
Essa é a primeira vez nos últimos três anos que o sindicato conseguiu entregar a proposta de acordo coletivo para a prefeitura. Ao longo da gestão anterior, a Emdurb se recusou, em todas as oportunidades, receber e negociar as cláusulas propostas pelo Sinserm. Esperamos que a partir de agora o diálogo prevaleça e seja descontinuada a postura ditatorial e truculenta com a qual os trabalhadores foram tratados no passado. Seguiremos na defesa instransigente dos direitos da categoria.
Uma nova reunião foi agendada para o dia 8 de junho. Na ocasião, a Emdurb deve se posicionar a respeito dos itens listados no documento. A minuta está à disposição para consulta dos servidores na sede do sindicato.