Diante das denúncias e reclamações que o Sinserm recebeu sobre as más condições de atendimento nas unidades de saúde, a diretoria do sindicato esteve, na última sexta-feira (7), nos Núcleos de Saúde do Jd. Europa e Octávio Rasi.
As unidades realizavam – na ocasião – testes para Covid-19. Conversando com os funcionários, verificamos um aumento entre 10 e 15% nos diagnósticos – tanto para Influenza, quanto para Covid.
Secretaria de Saúde alterou – mais uma vez – o atendimento aos casos de síndrome gripal a partir desta segunda-feira (10). Segundo a Prefeitura, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro vai atender exclusivamente aos casos de gripe e suspeitos ou confirmados de Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
As Unidades da Saúde da Família (USF) do Santa Edwirges, Vila Dutra e Vila São Paulo, além de atenderem a rotina de cada unidade, também atenderão os casos respiratórios, em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
As Unidades da Saúde da Família (USF) do Santa Edwirges, Vila Dutra e Vila São Paulo, atendem a rotina de cada unidade e os casos respiratórios, em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geisel/Redentor, também segue exclusiva para casos de sintomas gripais, 24 horas em todos os dias da semana.
Já a telemedicina segue com o Samu, pelo 192, opção 2, para casos leves.
Mais uma vez, decisões precipitadas da Secretaria de Saúde prejudicam os servidores e a população. Em meio ao caos dos atendimentos precários, filas quilométricas e horas de espera, são os profissionais da Saúde que se desdobram para cumprir as demandas quase inalcançáveis. Muitos funcionários da rede municipal de Saúde cumprem horas extras, sofrem com o grau de exposição aos vírus e desgastam sua saúde clínica/psicológica com longas jornadas de trabalho.
Enquanto isso, ainda com que com todo o esforço dos servidores, a população segue nas filas e padecem sem profissionais para e/ou suprimentos suficientes.
As deficiências observadas nas unidades do Rasi e Europa serão levadas à Secretaria de Saúde e as providências tão logo cobradas pelo sindicato.