O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (SINSERM) se reuniu, nesta segunda-feira (26), com a direção da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (EMDURB) para dar início às discussões sobre a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos funcionários da empresa.
Participaram do encontro membros da Diretoria Executiva do SINSERM, a presidente da EMDURB, Gislaine Magrine, diretores da empresa e os advogados e José Francisco Martins e Jorge Moura.
A reunião marcou oficialmente o início do processo de negociação do acordo coletivo que irá regulamentar as relações de trabalho entre os funcionários e a empresa municipal. O Acordo Coletivo de Trabalho é um instrumento fundamental da negociação coletiva, pois estabelece direitos, deveres, garantias e condições específicas de trabalho, como jornada, benefícios, regras de segurança, critérios de valorização profissional e mecanismos de solução de conflitos, assegurando maior segurança jurídica e equilíbrio na relação entre trabalhadores e empregador.
Durante o encontro, as partes realizaram uma primeira rodada de diálogo, com debate sobre cláusulas gerais e alinhamento dos procedimentos para a continuidade das negociações. Ficou acordada a realização de uma nova reunião, na qual o SINSERM apresentará uma minuta do acordo coletivo contendo as propostas construídas pela entidade a partir das demandas da categoria.
O sindicato reafirmou seu compromisso com a defesa intransigente da valorização profissional dos trabalhadores da EMDURB, da preservação de direitos, do fortalecimento das garantias coletivas e da construção de condições de trabalho dignas, seguras e compatíveis com a importância dos serviços prestados à população de Bauru.