Notícias

Educação

SINSERM participa da entrega de Moção de Aplauso a educadores da rede municipal de ensino premiados com o Selo de Ouro

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (SINSERM) esteve presente, na manhã desta quinta-feira (17), na cerimônia da entrega de uma Moção de Aplauso proposta pela vereadora Estela Almagro (PT), em reconhecimento aos professores e gestores da rede municipal de ensino pela conquista do Selo de Ouro do “Programa Criança Alfabetizada”, conferido pelo Ministério da Educação.

A homenagem foi entregue em cerimônia presidida pelo vereador José Roberto Segalla (União Brasil) e coube à própria vereadora Estela conduzir a entrega da moção, em um evento emocionante, que reuniu educadores e comunidade escolar no plenário da Câmara Municipal.

Durante o ato, a parlamentar destacou os inúmeros desafios enfrentados pela categoria nos últimos anos, como os embates com a Prefeitura para a regulamentação do piso nacional do magistério, e ressaltou que o reconhecimento obtido por Bauru reflete a superação das adversidades por parte dos profissionais da educação. “Esse é o reconhecimento de que vocês superam todas as dificuldades”, afirmou Estela.

A premiação do Selo de Ouro integra a primeira edição do programa federal criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio do Decreto 12.191/2024. Bauru está entre os 2.592 municípios contemplados na categoria Ouro, nível máximo da avaliação, pelas ações exitosas voltadas à alfabetização de crianças na idade certa. Foram analisadas cinco dimensões: integração, institucionalização e implementação da política de alfabetização, formação docente e distribuição de material didático.

Além da conquista nacional, oito escolas municipais também foram recentemente reconhecidas pelo governo estadual com o Prêmio de Excelência Educacional, concedido no âmbito do Programa Alfabetiza Juntos SP, após o bom desempenho no Saresp 2024. As unidades homenageadas foram: EMEF Claudete da Silva Vecchi, EMEF Dirce Boemer Guedes de Azevedo, EMEF Etelvino Rodrigues Madureira, EMEF Lourdes de Oliveira Colnaghi, EMEF Lydia Alexandrina Nava Cury (NER), EMEF Santa Maria, EMEF Thereza Tarzia e EMEF Waldomiro Fantini.

O SINSERM parabeniza todos os profissionais da rede pública de ensino de Bauru por mais essa importante conquista. Mesmo diante da falta de valorização, da negligência do poder público e das reiteradas tentativas da atual Administração Municipal de desmantelar os direitos dos servidores, os educadores seguem firmes em sua missão de ensinar com compromisso e excelência.

O sindicato reforça que segue ao lado da categoria na luta pela valorização do magistério, por condições dignas de trabalho e pela construção de uma política educacional que respeite quem faz da sala de aula um espaço real de transformação social. É nas escolas, quase sempre em condições adversas, que se forja a cidadania, se combate a desigualdade e se constrói o futuro.

Compartilhe: