Notícias

Política

Sinserm participa de audiência pública sobre a erradicação da violência contra a mulher

Nesta quarta-feira (18), o Sinserm participou de uma audiência pública sobre a erradicação da violência contra a mulher, promovida pela vereadora Estela Almagro, na Câmara Municipal de Bauru.

A reunião discutiu violência contra as mulheres e seus reflexos, e as necessárias ações do Poder Público para erradicação do crime em âmbito municipal.

A vereadora Estela Almagro abriu a audiência salientando a necessidade de ações concretas. “Não acho que nossas questões vão ser resolvidas só com leis. Necessitamos de uma política de governo permanente”. Ela ainda demonstrou esperança de que a audiência represente o “plantar de uma semente que germine” para o combate à violência contra a mulher.

Estela sugeriu a integração dos trabalhos das entidades da sociedade civil com intuito de debater a implantação de ações conjuntas, visando ampliar as políticas públicas para as mulheres. A parlamentar pontuou que os encontros para o debate de ações voltadas para as mulheres devem ocorrer bimestralmente.

A expectativa é que os encontros possam ocorrer já a partir de março de 2022. A vereadora também sugeriu que em todo o mês de maio seja realizado um encontro das “Mulheres Trabalhadores do Serviço Público”, em homenagem a todas as servidoras municipais.

A diretora do Sinserm, Melissa Lamônica, pontuou sobre o machismo na política, no ambiente sindical e na vida das servidoras públicas. Ela enfatizou que é necessário resistir e combater, de maneira ininterrupta, a todos os traços da violência contra a mulher – inclusive aquelas manifestações silenciosas, neutralizadas pelo machismo estrutural.

Melissa ainda lembrou de um episódio em que esteve na Delegacia de Defesa da Mulher de Bauru e presenciou mensagens de cunho machista fixadas nas paredes da própria delegacia.

Ela propôs, ainda, que seja criada uma política pública de ensino à defesa pessoal para meninas e mulheres, de modo a diminuir os casos de violência doméstica.

Compartilhe: