O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru (Sinserm) esteve reunido com o secretário de Saúde. Mário Cidade Gomes, para tratar de questões estruturais e de funcionamento das Unidades de Assistência Farmacêutica (UAFs). Entre os principais pontos debatidos, destacaram-se falhas no sistema de climatização ou ausência de aparelhos de ar condicionado em algumas unidades, prejudicando as condições de trabalho, bem-estar da população e até a conservação de medicamentos.
Outro tema abordado foi o funcionamento de determinadas unidades em horário estendido, mesmo sem demanda de atendimento, o que gera desgaste aos servidores e gastos desnecessários para a administração pública. Em especial, o sindicato questionou a decisão de manter a UAF Bela Vista aberta nos feriados e pontos-facultativos, principalmente de Natal e Ano Novo, uma vez que o serviço não é de urgência e emergência e não há alta demanda nesses períodos.
Para o Sinserm, a abertura da UAF Bela Vista nos feriados mencionados é desnecessária e representa uso indevido de recursos públicos, além de impor transtornos aos trabalhadores. O secretário de Saúde considerou os argumentos do sindicato razoáveis e demonstrou disposição para resolver as questões apresentadas. Ele solicitou o envio das demandas anteriores a sua gestão para que tome conhecimento do histórico e reafirmou estar disposto ao diálogo.
A histórica luta dos técnicos em farmácia pela jornada de 30 horas também esteve na pauta da reunião. O secretário se mostrou receptivo à discussão do tema. Além disso, o sindicato destacou a importância do treinamento técnico e humanizado dos servidores para lidarem com situações adversas. Diante da proposta, o próprio secretário solicitou que a demanda fosse formalizada para análise, sinalizando ser favorável a medida.
Uma nova reunião será agendada após o secretário reunir as informações necessárias, a fim de discutir soluções concretas para todas as reivindicações apresentadas pelo sindicato.