A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserm) esteve no Parque Zoológico nesta sexta-feira (30), para ouvir os trabalhadores e dialogar com a administração sobre o corte do pagamento do adicional de insalubridade.
O secretário municipal do meio ambiente, Levi Momesso, estava em reunião no momento da visita e atendeu o Sinserm por telefone. Diante da importância do assunto e a necessidade de diálogo presencial, um novo encontro será agendado para seja encaminhada um resolução.
A insalubridade é um adicional sobre o salário do profissional que trabalha exposto a algum agente nocivo, que traz riscos ao trabalhador por conta de sua atividade laboral. O adicional é garantido por lei para determinadas categorias e é papel do empregador – do setor público ou privado – cumpri-la.
Não permitiremos que a legislação seja desrespeitada. Os trabalhadores precisam ser valorizados para que tenham condições de prestar um serviço público de qualidade. Qualquer retrocesso em seus direitos trabalhistas e laborais é inaceitável.