Nesta segunda-feira (12) os profissionais da educação com mais de 47 anos começaram a ser vacinados em Bauru. Segundo a prefeitura, a partir de hoje serão imunizados professores, apoio administrativo, coordenadores pedagógicos, secretários de escola, serventes, merendeiras, entre outros servidores de escolas públicas da rede estadual e municipal, além da rede privada de ensino.
Com pouco planejamento e nenhuma orientação, a manhã desta segunda foi marcada por dúvidas e confusão gerada nos servidores sobre a vacinação. O Sinserm recebeu inúmeras ligações de professores e profissionais de apoio que ficaram perdidos sem o esclarecimento de como, quando e onde seriam vacinados. Após questionamentos, a prefeitura enviou um comunicado à imprensa onde informa que "Os profissionais da educação com 47 anos ou mais devem se cadastrar no site ‘Vacina Já Educação’, com o endereço https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e, depois, aguardar o contato de sua unidade escolar para procurar o ponto de vacinação, que em Bauru é a sede da Secretaria Municipal de Educação."
Para sanar as dúvidas dos servidores, o sindicato buscou informação e preparou um guia sobre a vacinação.
CADASTRO
Os trabalhadores da educação devem efetuar o cadastro no endereço eletrônico https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, informando o número do CPF, nome completo e e-mail. Na sequência, será encaminhado um link no e-mail indicado para validação e continuidade do cadastro. A prefeitura informa que este e-mail pode ser deslocado para a caixa de spam.
Em seguida, o profissional deve confirmar os dados pessoais e apontar o nome da escola, rede de ensino, município e cargo que ocupa. O cadastro será analisado e, após validação, será enviado o comprovante VacinaJá Educação para o e-mail do servidor.
VACINAÇÃO
Após ter a validação do cadastro e a confirmação da vacinação, o trabalhador deve ser informado pela direção de sua unidade escolar sobre a data e horário em que receberá o imunizante. No momento da vacinação, o servidor deverá apresentar o comprovante, CPF e RG. Segundo a prefeitura, caso o usuário não apresente o comprovante, ele não poderá ser imunizado.
MERENDEIRAS
No caso das merendeiras concursadas pelo município que trabalham em escolas estaduais, tanto a prefeitura quanto as secretarias de educação e saúde, não informaram até o momento sobre como as servidoras serão informadas a respeito de sua vacinação – uma vez que os profissionais alocados em escolas municipais serão informados pela direção de suas respectivas unidades. O Sinserm entrou em contato com a secretaria de educação e questionou a situação das merendeiras. A secretaria disse que tenta resolver o problema, mas encontra dificuldades devido o sistema de cadastro pertencer ao estado. A pasta solicitou um posicionamento da gestão estadual e pediu orientação à secretaria municipal de saúde. Segundo informado ao sindicato, nenhuma merendeira ficará sem vacina.
Compreendemos os desafios impostos à uma campanha de vacinação singular como a da Covid-19, mas consideramos escandaloso e inadmissível que não tenha havido o devido planejamento antes da data de início da imunização. Em uma ação tão importante como esta, nenhum trabalhador pode ser negligenciado ou deixado pra trás. O Sinserm acompanhará com muita atenção todo o processo de vacinação dos profissionais da educação em Bauru e não permitirá que erros banais sejam cometidos. Todas as vidas importam.
A posição do sindicato continua sendo a de que toda a população deve ser vacinada o mais breve possível e no caso dos profissionais de educação, não apenas aqueles com mais de 47 anos, mas toda a categoria, sem exceções. Os servidores públicos fazem parte de um dos grupos mais expostos aos riscos de contaminação pela Covid-19 e lutamos para que todos sejam tratados de maneira igualitária e justa.
Todos os profissionais que comparecerem à vacinação podem doar 1kg de alimento não perecível para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. A doação é voluntária e não obrigatória.
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, orientamos os servidores para que entrem em contato imediatamente através de nosso canal de comunicação pelo WhatsApp. (14) 99132-3034.